Uma resenha parcial sobre “ Os critérios para destacar da neurastenia uma síndrome particular intitulada neurose de angústia”– por Rosana Serena

É uma síndrome por que todos os seus componentes podem ser agrupados em torno do sintoma principal da ansiedade.
O que denomina “neurose de angústia” pode ser observado em uma forma rudimentar ou desenvolvida, tanto isoladamente como combinada com outras neuroses.
O quadro clínico da neurose de angústia compreende os seguintes sintomas:
1)    Irritabilidade geral
A irritabilidade aumentada sempre indica um acúmulo de excitação ou uma inabilidade em tolerar tal acúmulo. Uma manifestação dessa irritabilidade aumentada parece-me merecer menção especial, refiro-me à hiperestesia auditiva, uma supersensibilidade do ruído. A hipersensibilidade auditiva revela-se freqüentemente como sendo causa de insônia, da qual mais de uma forma pertence à neurose de angústia.
2)    Expectativa ansiosa
Por exemplo, uma mulher que sofre expectativa ansiosa pensará em uma pneumonia fatal a cada vez que seu marido gripado tossir, e em sua visão mental assistirá a passagem do funeral dele.
Se dirigindo-se a sua casa, observa duas pessoas paradas à porta da frente, não poderá evitar pensar que um de seus filhos caiu da janela, quando ouve trotarem a porta, advinha que sejam notícias da morte de alguém.
Naturalmente, a expectativa ansiosa ela se dá imperceptivelmente na ansiedade normal, compreendendo tudo o que se qualifica como ansiedade ou uma tendência a assumir uma visão pessimista das coisas, no entanto, em qualquer oportunidade ela ultrapassa uma ansiedade plausível. Para uma das formas de expectativa ansiosa relacionada ao tema da saúde própria, reservamos o termo hipocondria.
Uma ulterior expressão de expectativa ansiosa será sem dúvida encontrada na inclinação à ansiedade moral ao escrúpulo e ao pedantismo.
A expectativa ansiosa é o sintoma nuclear da neurose. Talvez possamos dizer que está presente quantum de ansiedade em estado de livre flutuação, o qual, onde haja expectativa, controla a escolha da idéias e está sempre pronto a ligar se a qualquer conteúdo ideativo adequado.
3)    A ansiedade
A ansiedade tem outros meios de se manifestar. Pode subitamente, irromper pela consciência sem proceder de um encadeamento de idéias, provocando assim um ataque de ansiedade, sem nenhuma idéia associada, ou então acompanhada da interpretação que estiver mais a mão, tais como idéias de extensão de vida, ou de pancada, ou de uma ameaça de loucura. O sentimento de ansiedade pode estar ligado ao distúrbio de uma ou mais funções corporais, tais como respiração, a atividade cardíaca, a inervação vasomotora e a atividade glandular.
“A “queixa é de “espasmos do coração”, “dificuldade respiratória”,” inundações de suor”, “fome devoradora”. O sentimento de ansiedade se recolhe ao fundo ou é referido de modo irreconhecido como “sentir-se mal”, não estar à vontade.
4)    Ataques de ansiedade
a)    Ataques de ansiedade com distúrbio de atividade cardíaca
b)    Ataques de ansiedade acompanhados de distúrbios respiratórios
c)    Ataques de suor, principalmente à noite
d)    Ataques de tremores e calafrios
e)    Ataques de fome devoradora
f)    Diarréia em forma de ataques
g)    Ataques de vertigem locomotora
h)    Ataque do que se conhece como congestão
i)    Ataques de parestesia
5)    Acordar com medo à noite (o pavor noturno dos adultos)
6)    Vertigem
Deve se classificada entre os sintomas mais graves da neurose. Consiste em um estado específico de desconforto acompanhados das sensações de que o solo oscila, de que as pernas cedem e de que é impossível manter-se em pé por mais tempo; enquanto isso as pernas pesam como chumbo e tremem, ou os joelhos se dobram. Essa vertigem nunca provoca queda.
7)    Dois grupos de fobia que se desenvolvem:
a)    O primeiro relacionado a riscos fisiológicos gerais; medo de cobras, tempestades, escuridão, vermes e o super escrúpulo moral e muitas formas da mania de duvidar
b)    O outro grupo inclui agorafobia e todas as suas formas acessórias, todas elas caracterizadas por sua relação com a locomoção.
8)    As atividades digestivas, sensações tais como a inclinação ao vomito e a náusea e o sintoma da fome devoradora.
9)    As parestesias, sensações anormais não causadas por estímulos
10)  Sentimento permanente de cansaço, lassidão e assim por diante.

BILBIOLGRAFIA:
FREUD, S. (1893-1899). Os critérios para destacar da neurastenia uma síndrome particular intitulada “neurose de angústia”, primeiras publicações psicanalíticas. Edição standard brasileira das obras psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. III, p, Rio de Janeiro: Imago, 1990, pg. 107-116

1 Comentários

  1. eebest8 seo
    abr 8, 2016

    Wow! Thank you! I continuously wanted to write on my website something like that. Can I implement a portion of your post to my website?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *