Controladoria no Processo Produtivo – por Carla Bassetti Possobon
A solução para verificar falhas e exigências sobre as despesas na área produtiva deve estar atrelada à análise pormenorizada dos custos, identificando atividades essenciais e supérfluas para a manutenção dos serviços.
Diante dessas imposições legais e de conjuntura, na área de gestão financeira com ferramentas gerenciais que facilitem a ação de seus profissionais, através de informações cada vez mais seguras sobre os custos da organização. Um sistema de controladoria que atenda esses requisitos deve agregar novas informações, de caráter gerencial, ao leque já existente de informações fornecidas pelas áreas da Empresa.
É necessário o emprego de procedimentos da Controladoria que visem à melhor aproveitamento dos recursos. A Controladoria, se aplicada corretamente, pode ser uma alternativa para os administradores que desejam melhorar o desempenho e cumprimento da missão dos seus objetivos, proporcionando melhores condições de trabalho.
Esta pesquisa procurou demonstrar a importância da Controladoria no processo de gestão de uma Indústria Gráfica, seja como órgão formal, definido na estrutura organizacional, ou como conceito para identificação, mensuração e gestão de eventos econômicos.
A empresa deve ser vista como um conjunto de atividades orientadas para um determinado fim, constituindo-se de um sistema aberto. Destina-se a cumprir uma missão e a manter-se continuamente no ambiente em que atua. A eficácia, abrangendo a produtividade, a eficiência, a satisfação, o desenvolvimento e a lucratividade, consiste na premissa básica para a continuidade da empresa, bem como o cumprimento de sua missão.
A continuidade da indústria pressupõe o alcance de resultados. Para tanto, a Indústria Gráfica, serve-se do processo de gestão econômica, compreendendo o planejamento de eventos futuros; elaboração de padrões para cada etapa de execução.
A Controladoria, portanto participa como coordenadora desse processo, buscando a otimização do resultado econômico global, para continuidade da empresa e o atingimento de suas metas.
A partir da implantação da controladoria, os controllers receberam todas as planilhas possíveis e farão os controles da empresa. Com base aos resultados avaliados, propõe-se mudanças, para estabilizar a empresa, e posteriormente, cobrar da sua equipe os itens propostos. Os diretores não tomaram mais decisões de forma isolada, de acordo com seu feeling. Com a introdução da controladoria, não será possível tomar decisões sem ter uma clara concepção das diversas conseqüências que isso pode acarretar. Nesse sentido, há na tomada de decisões uma ampla consulta a relatórios e colaboradores para formar um “retrato” da situação e, aí sim, ter em mãos fatos concretos.